Em 14 de outubro de 1893 nascia Lillian Diana Gish, uma das maiores estrelas do cinema mudo. Sua longa carreira, que se estendeu por 75 anos, dividiu-se entre as telas do cinema e da televisão. Primogênita do casal Mary Robinson McConnel e James Leigh Gish, era irmã da também atriz Dorothy Gish. A família vivia em Ohio até ser abandonada pelo pai. A partir daí, mudaram-se para Illinois para viver ao lado dos tios. Enquanto isso Mary abriu a loja Majestic Candy Kitchen, onde as crianças ajudavam a vender doces e pipocas aos clientes do antigo Teatro Majestic. Alguns anos depois, Dorothy e Lillian foram matriculadas na St Henry's School onde atuaram em diversas peças.
De volta para Ohio, passou a morar com a sua tia Emily até receber a notícia de que seu pai estava muito doente e encontrava-se num hospital de Oklahoma. Mesmo depois de ser abandonada durante a infância, Gish partiu rumo a Oklahoma para visitar seu pai e permaneceu por lá, na casa de seus tios até concluir os estudos. Gish só retornaria a Ohio em 1912, logo após a morte de seu pai. Não se sabe se a família voltou a Illinois ou recebeu a notícia de que o Teatro Majestic havia sido destruído num incêndio, em Ohio, mas isso obrigou a família de Gish a mudar-se para Nova York. Coincidência ou não, a vizinha de Gish era Gladys Smith (mais conhecida como Mary Pickford).Tornaram-se amigas, e coube a Mary Pickford indicá-las a D.W. Griffith. Lá as irmãs assinaram contrato com o Biograph Studios e estrearam juntas em 1912 no curta-metragem An Unseen Enemy. Até 1915 ela atuou em mais de 40 filmes até estrelar numa produção grandiosa de Griffith "O Nascimento de Uma Nação".
A partir daí, ganhou créditos suficientes para ser a estrela em Intolerance (Intolerância), Broken Blossoms (Lírio Partido), Way Down East e Orphans of the Storm (Orfãs da Tempestade). Graças a sua brilhante atuação, coube a ela o título de The First Lady of the Silence Screen ou "A Primeira Dama do Cinema Mudo". Em 1920 dirigiu seu primeiro e único filme Remodeling Her Husband, tendo como protagonista sua irmã Dorothy Gish. Dentre sua vasta filmografia durante o cinema mudo, destaque para: The White Sister, Romola, The Scarlet Letter, Annie Laurie, The Enemy e The Wind. Estreou no cinema falado em 1930 com o filme One Romantic Night, seguido por His Double Life, Commandos Strike at Dawn, Top Man e Miss Susie Slagle's. Durante meados da década de 30 e 40, dividiu seu tempo entre as telas e os palcos realizando peças como Hamlet, A Dama das Camélias, entre outros.
Em 1946, foi convidada a fazer parte do elenco em Duelo do Sol e pela sua atuação, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Seguiram-se a esse: Portrait of Jennie e The Night of the Hunter (respectivamente O Retrato de Jennie e O Mensageiro do Diabo). De 1950 até 1980, Gish dedicou-se a televisão, onde participou de inúmeros seriados, incluindo: The Trip to Bountiful, Play of the Week, The Spiral Staircase, Mr. Novak, The Defenders, The Alfred Hitchcock Hour, The Love Boat, entre outros. Considerada uma defensora da arte do cinema mudo, realizou palestras e exibiu vários filmes até organizar um programa, em 1975, na Rede televisiva Americana PBS somente com clássicos do cinema. Premiada com o Oscar Especial, Women in film Crystal Award e Lifetime Achievement Award, encerrou sua carreira cinematográfica em 1987 no filme The Whales of August (Baleias de Agosto) ao lado de Bette Davis e Vincent Price. Sua última aparição profissional ocorreu no ano seguinte no musical Show Boat de Jerome Kern. Em sua vida pessoal, Gish nunca se casou nem teve filhos, no entanto, muitos acreditavam num possível envolvimento com Griffith.
Sobrevivente de uma pandemia de gripe em 1918, Gish envolveu-se ainda com o produtor Charles Duell mas o relacionamento terminou em processo devido a escândalo relatado em jornais. Durante a Segunda Guerra Mundial, acusada de participar de um grupo contrário a participação dos EUA na guerra, sofreu revés em sua carreira, até assinar um contrato renegando o movimento. Manteve um excelente relacionamento com sua irmã Dorothy, Mary Pickford e Helen Hayes da qual, inclusive, foi madrinha de seu filho James MacArthur. Faleceu no dia 27 de fevereiro de 1993 aos 99 anos de idade durante o sono, de causas naturais.
Gish deixou aos fãs, além de uma vasta filmografia, três livros autobiográficos: "The Movies, Mr. Griffith, and Me", Dorothy and Lillian Gish e An Actor's Life For Me e foi homenageada com dois documentários: "Lillian Gish: An Actor's Life for Me" e "Lillian Gish"; respectivamente dos diretores Terry Sanders e Jeanne Moreau. Seria impossível citar todas as obras de Gish num espaço tão pequeno, mas fica aqui minha singela homenagem a nossa eterna Primeira Dama do Cinema Mudo.
0 Yorumlar